A Portos do Norte, S.A. é uma empresa privada de capitais moçambicanos com a sede em Nacala e delegação em Maputo, registada no Conservatório de Registo das Entidades Legais de Nampula, número 100335999, NUIT nº 400387133.
A Portos do Norte é uma empresa especializada na operação e gestão de terminais portuários, sendo atualmente responsável pela prestação de serviços onshore, que actua há 11 anos no Porto de Nacala, na sequência de uma parceria estabelecida com o CFM. Os serviços prestados incluem a prestação de serviços de estiva, manuseamento de cargas e aluguer de equipamento portuário, investindo na melhoria da prestação dos seus serviços como forma de contribuir para o crescimento do porto.
Actualmente todos os aspectos operacionais do Porto de Nacala são da responsabilidade da Portos do Norte, que os executa obedecendo aos mais altos padrões de eficiência, facto este, que levou a empresa a entrar no processo de obtenção da Certificação pelas normas ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018.
Países Abrangidos
Sucesso nos negócios
Cliente Satisfeitos
Negócio Concluído
O Porto de Nacala está localizado na zona norte de Moçambique, a sul da Baía de Bengo, numa baía ampla e abrigada, com um canal de entrada de 60 m de profundidade e 800 m de largura. É o único porto de águas profundas em Moçambique.
Dada a sua posição privilegiada, Nacala pode receber navios 24 horas por dia, sem quaisquer limitações de calado.
O Corredor de Nacala tem como objectivo apoiar o crescimento económico da SADC, particularmente na região oriental, facilitando a exportação de produtos básicos através do Porto de Nacala, em Moçambique, atravessando o Malawi e Zâmbia, usando os sistemas ferroviários do norte de Moçambique, do Malawi e o troço ferroviário Chipata-Mchinji que permite a ligação do Corredor à Zâmbia. O corredor está, também, ligado ao sistema rodoviário do norte de Moçambique, que o complementa.